Blog

Invista em imóveis e aumente seus rendimentos financeiros

01 de Março de 2021

Pense no seu futuro sem abrir mão do presente. A construção do futuro dependerá das decisões que você e a sua família tomam a cada dia. Cada dia mais pessoas tem a consciência de que a aposentadoria é a transição para uma nova fase da vida, onde você ainda terá diversas conquistas, sonhos e realizações. A maior diferença residirá na origem da sua renda, que poderá ser bem diferente da que você possui hoje. Você precisa se preparar para viajar, se dedicar a novas atividades sociais e culturais, continuar contribuindo para as conquistas da sua família ou até mesmo descansar. Quanto mais cedo, mais tranquila será esta transição e menos onerosas serão suas contribuições.

Os produtos de previdência possuem flexibilidade e versatilidade para atender a diferentes necessidades e momentos financeiros. Você pode adotar uma contribuição que se encaixe no seu bolso e depois ir aumentando a medida que seus rendimentos passarem a crescer. E você pode realizar contribuições adicionais (aportes), sempre que desejar.

Você também pode investir em quem você mais ama: a sua família. Reserve recursos que poderão ser usados para pagar os estudos e conquistas dos seus filhos e netos.

Escolha planos que se adequam ao seu perfil

Existem diferentes planos que respeitam os seus objetivos e perfil de risco. Você pode escolher fundos com papéis pós fixados (mais conservadores), de renda fixa e multimercados, com menor ou maior proporção de ações (mais agressivos). O mais importante aqui é ter em mente seus objetivos, horizonte de investimento e tolerância a flutuações de rentabilidade. Invista com consciência e disciplina no futuro que você e a sua família procura.

São muitos os motivos que fazem do brasileiro um investidor cauteloso e conservador, principalmente no que diz respeito às aplicações de grandes quantias de dinheiro. O mercado imobiliário brasileiro, apesar de grande e forte, está sempre em mudança. Entretanto, ele não proporciona aos investidores o risco de perda total do capital ou do patrimônio: caso uma crise se instale, o máximo que pode acontecer é o imóvel ter uma leve desvalorização ou o proprietário perder o inquilino por algumas semanas. Além disso, outro fator que faz do brasileiro um aplicador desconfiado é a retrospectiva governamental. Foram muitos anos de altíssimas inflações, planos econômicos mal sucedidos e outros elementos que o deixaram assim.
A questão é que, em relação aos imóveis, existe sempre a certeza, a estabilidade, a concretização do bem e do sentimento de posse. Este é um dos motivos pelos quais investir em bens imobiliários é uma ótima opção.

A situação mais comum de investimento é a aquisição da própria propriedade, feita de modo direto ou a aplicação em fundos imobiliários. Nas duas alternativas ocorre a geração de renda mensal provinda do aluguel e, no segundo caso, com a venda das cotas do fundo, a obtenção do capital total.

Agora surge uma dúvida: qual tipo de imóvel é mais apropriado para investir?

Estabelecimentos comerciais, residenciais, galpões ou terrenos são indicados caso haja a intenção de comprá-los diretamente. Vale a pena ressaltar que as unidades econômicas muitas vezes podem ser mais interessantes, já que são mais compactas, tem um preço melhor e sofrem menos desvalorização frente às construções de maior padrão e custo. Nessa circunstância, torna-se raro encontrar pequenos e médios investidores, uma vez que é necessário ter capital suficiente para adquirir e manter o imóvel. O envolvimento direto do proprietário na gestão do imóvel é outro requisito indispensável nesse tipo de investimento.

Já imóveis pertencentes ao segmento de lajes, galpões e unidades comerciais em shoppings center, por exemplo, são perfeitas para os aplicadores de fundo imobiliário. As cotas que podem ser compradas significam uma porcentagem de lucro ao aposentado, já que, geralmente, a renda líquida é divida e distribuída entre os cotistas. Esse tipo de investimento apresenta poucos riscos e oferece inúmeras opções de empreendimentos ao investidor. Ainda por cima, por trás das cotas dos fundos sempre há um especialista que observa o mercado, seleciona o imóvel e os contratos de locação.

Como em todo investimento, também existem riscos ao apostar em imóveis. O mais comum é o risco da inadimplência, no qual o inquilino deixa de pagar o proprietário. Mais um ponto é a baixa liquidez, típica em qualquer investimento no mercado imobiliário. O aposentado ainda pode estar sujeito à queda do preço e à demora na venda da construção ou do fundo.

O mais importante é que o investimento em imóveis seja uma fonte segura para quem quer que se interesse. A renda extra mensal pode ser uma peça essencial na vida e no bolso do aposentado.

Pensando em investir em imóveis?

O investimento em imóveis, desde que feito corretamente, pode ser uma ótima possibilidade para os que valorizam segurança e previsibilidade. Comprar imóveis na planta, por exemplo, é um jeito de adquirir bens com bom potencial de valorização.
É possível investir em opções residenciais e/ou comerciais, especialmente para o aluguel ou arrendamento. Assim, gera-se uma renda mensal, que garante tranquilidade na aposentadoria.

Pensando em investir em imóveis? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos corretores!

Matriz- Centro São Leopoldo
Escritório:(51) 3136-0536
Whatsapp:(51) 98300-4332⠀⠀
⠀⠀
Filial- Centro Portão
Escritório:(51) 3562-1144
Whatsapp:(51) 99713-4357


Compartilhe este material